Coord. Lutiere Dalla Valle

Captura de tela 2016 09 12 às 20.17.27

Objetivo geral: Fomentar processos criativos e investigativos do desenho a partir de proposições inter/multi/transdisciplinares entorno ao corpo humano como eixo central da aprendizagem.

 

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte e Medicina (GEPAM), caracteriza-se pelo caráter multi/inter/transdisciplinar, pois busca atravessamentos entre os campos da arte e dos estudos científicos entorno da anatomia humana (micro e macro) do ponto de vista da área da saúde como mote inicial para o desenvolvimento de interpretações poéticas. Assim sendo, o grupo é formado por docentes e acadêmicos do Departamento de Artes Visuais (DAV/CAL/UFSM) e igualmente do Departamento de Morfologia (DM/CCS/UFSM) envolvendo os cursos de artes visuais – bacharelado e licenciatura e medicina da Universidade Federal de Santa Maria. Desde o primeiro semestre de 2015 o grupo vem desenvolvendo uma produção visual que busca dar conta das experiências vivenciadas junto aos conteúdos das disciplinas básicas das duas áreas em evidência, começando por um estudo científico (observação e apreensão através do desenho da anatomia macro e micro) dos órgãos e sistemas que constituem os cinco sentidos – paladar, olfato, visão, tato e audição – em diálogo com questões pertinentes ao campo da arte, da sociologia, da cultura no que tange às concepções socialmente elaboradas entorno da compreensão e representações da figura humana. Como marco teórico tem-se as obras do Neurocientista português Antônio Damásio (2000, 2012,), assim como outros teóricos que abordam as relações estabelecidas pela produção artística contemporânea mediadas pelas visualidades cotidianas sob a perspectiva educativa da Cultura Visual (HERNÁNDEZ, 2007) e da investigação A/R/Tográfica em que as imagens consistem elementos fundamentais/centrais nas elaborações investigativas (DIAS & IRWIN, 2013). Nesta primeira fase do projeto pretende-se organizar o primeiro volume da “Coleção de Anatomia Artística” tendo como título “O Livro dos Sentidos” tendo em vista o material visual, textual e investigativo já produzido. Parte dos trabalhos visuais elaborados já participaram de três exposições (duas em 2015 e uma em 2016). A proposta final do projeto envolve a produção de 6 livros que integrarão a coleção de anatomia artística: O Livro dos Sentidos; O Livro da Razão e da Sensibilidade; O Livro da sustentação; O Livro da Fragmentação; O Livro da Diversidade; O Livro da Transcendência.

O fator que mobiliza este processo investigativo  decorre da necessidade da integração de áreas do conhecimento que atualmente se concebem fragmentadas, bem como o desejo em implementar processos colaborativos de aprendizagem que articulem saberes distintos.

 

INTEGRANTES: Henrique Ribeiro, Matheus Viero, Rafael Durante, Juliana Kniphoff, Lucio de Sá Menezes, Stéfani Agostini, Yuri Sant’Anna, Viviane Bessa, Marcelo da Veiga Leite (docente), Maria Izabel Ugalde de Mello (docente), Eduardo Seyferd (docente)