• banners---site---gepam.jpg
  • banners---site--art-in-bag.jpg
  • banner_-_site_-_lavim_2-p.jpg

Coord. (Nacional/Brasil): Lutiere Dalla Valle

Objetivo Geral: Fomentar o intercâmbio de produções artísticas desenvolvidas por Argentina, Brasil, México e Uruguai.

O intercâmbio de produções artísticas decorre das preocupações e diálogos entre artistas, professores e pesquisadores no campo das artes visuais da Argentina, Brasil, México e Uruguai. Como pano de fundo para o projeto em curso "Referência cruzada", idealizado por Mabel Larrechart e Carlos Coppa, desde 2014, conta com artistas de diferentes países, realizando exposições na Argentina, México e Uruguai. Através desta proposta renovada, o projeto aumenta a necessidade de sua ampliação para incluir membros do Brasil e Uruguai. Entende-se de grande relevância para as instituições envolvidas a organização de projetos que fortaleçam decursos de colaboração artística, facilitando a circulação de obras e troca de informações, a fim de auxiliar o desenvolvimento de ações entre diferentes culturas e nacionalidades. O formato proposto consistirá em mostras de caráter modular, compostas por trabalhos gráficos em papel ou tela, de fácil transporte e montagem, para permitir o caráter itinerante inicialmente proposto. Para tanto, contamos com a experiência nas três mostras já realizadas, especialmente na Sala Miguél Ángel Pareja, no Instituo Escola Nacional de Belas Artes, Universidade da República em Montevidéu, Uruguai. Quanto às obras, entendemos que pela sua proximidade e economia de meios, o gráfico mostra uma transparência particular no que respeita aos caminhos que a arte tem sido postulada como um lugar aberto e livre de invenção e distintas ações propositivas. Por esta razão, julga-se um meio adequado para estimular o diálogo entre artistas, estudantes e comunidade educativa ao possibilitar exposições, palestras e workshops oferecidos pelos expositores / artistas / pesquisadores. Para esta edição, sugere-se o tema "Fronteiras" como um guia para produções poéticas e estados conceituais.

INTEGRANTES: Docentes: Karine Gomes Perez, Rebeca Lenize Stumm, Rosa Blanca Cedillo, Helga Corrêa, Altamir Moreira, Reinilda Minuzzi. Alunos: Indira Zuhaira Richter, Aracy Colvero, Denise Losekann, Henrique Ribeiro

Identidade Visual

Identidade Visual do Site