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Coord. Lutiere Dalla Valle

Caracterização e Justificativa 

No Campus da Universidade Federal de Santa Maria existem diversas obras de arte públicas, murais e esculturas que, além do valor artístico e estético, constituem motivos simbólicos, comemorativos, ou simplesmente pausas poéticas para o exercício da sensibilidade visual. Espalhadas pela Universidade, as obras carregam consigo a história da UFSM, perpetuando lembranças de acontecimentos, fazendo referência a diversos artistas, alunos ou professores que passaram pelo curso de Artes Visuais da instituição. Entretanto, constatamos que atualmente é inexistente qualquer tipo de catalogação destas obras, muito menos projetos que estimulem o reconhecimento e/ou experiência estética diante de tais obras. Em alguns casos, devido às ações do tempo, algumas foram perdidas sem a consciência de sua devida relevância ao patrimônio histórico e cultural institucional. Em outros casos, a pouca visibilidade não potencializa o reconhecimento e valorização da produção santa-mariense. Diante destas verificações, este projeto tem por objetivos: 1) localização; 2) mapeamento; 3) catalogação; 4) registro visual por meio de ilustrações (realizadas por estudantes do curso de artes visuais). Após a realização dos desenhos, pretende-se a criação de uma “galeria virtual” ou “passeio virtual”, disponível no site da instituição, contendo informações acerca de cada obra (os dados da obra referência ao desenho: título, ano de produção, artista, dimensões, técnica) e, igualmente, os dados do estudante que produz a ilustração. Em seguida, a criação de um mapa visual para disponibilizar à comunidade, bem como divulgação junto à secretaria de município da cultura da cidade. Da mesma forma, a criação de um calendário (2018) com as ilustrações realizadas pelos acadêmicos (sugere-se o calendário acadêmico institucional). Além de configurar-se informativo para quem desconhece as obras, poderá desencadear uma rota de visitação da UFSM a partir das artes ao implementar o exercício estético e consciência do cuidado com o patrimônio artístico cultural existente. Portanto, a metodologia constitui-se a partir do campo da observação e mapeamento, registro por meio do desenho ilustrativo (em variadas técnicas), descrição e entrevista aberta com docentes que atuam no Curso de Artes Visuais desde o início de sua criação como subsídio para a sistematização dos dados coletados, sequencialmente de maneira cronológica. O marco teórico que nos subsidia e ajudam a articular e conjugar com a Arte Pública, são Arend (2002), Alves (2011), Kraus (1996) e Reis (2005). No que tange questões relacionadas ao espaço público da instituição utilizamos as obras de Foletto (2008) e Foletto e Bisoning (2001). O Projeto ainda encontra-se em fase de sistematização, organização do material coletado para sua finalização, prevista para ocorrer entre os meses de novembro de 2017 a fevereiro de 2018.

INTEGRANTES: Dara de Blois, Henrique Ribeiro, Matheus Viero, Monique Panzenhagen, Rafaela Rios, Warla Weide


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