• 21733616_1506041292850402_1545093001_o.jpg

Bolsa PROLICEN/2017

Necca logo

Coord. Lutiere Dalla Valle

Objetivo Geral: Desenvolver ações educativas de formação inicial e continuada a partir da produção artística exposta na Sala de Exposições Cláudio Carriconde em diálogo com a comunidade local.

Pretende-se ampliar, aprofundar e oferecer subsídios no que tange o contato as artes em geral, em especial com as obras expostas na Sala de Exposições Cláudio Carriconde (localizada no andar térreo do Centro de Artes e Letras/UFSM) ao longo do primeiro e segundo semestres de 2016. Portanto, esta proposta tem por objetivo principal desenvolver ações de extensão em que possam ser articulados processos de aprendizagem colaborativa no campo das artes visuais, tanto para os acadêmicos do Curso de Artes Visuais - Licenciatura, como também aos professores que atuam na educação infantil e séries iniciais de escolas locais (alunos, funcionários, colaboradores).

Da mesma maneira, corroborar para a formação de público para as artes visuais a partir de ações educativas/formativas que promovam momentos de diálogo com a comunidade educativa local junto à Universidade Federal de Santa Maria. A abordagem metodológica constituir-se-á a partir das ideias de HELGUERA (2011) como fundamentação teórica acerca da mediação artística e subsidiada, igualmente, pela perspectiva educativa da cultura visual que busca potencializar por meio de experiências visuais e práticas artísticas momentos de aprendizagem significativa.

Assim sendo, o Projeto NECCA busca a parceria da Universidade Federal de Santa Maria com seu entorno além da inserção dos acadêmicos do curso de licenciatura em artes visuais no ambiente escolar, contemplar ações que primam pela melhoria da produção do conhecimento das professoras que já atuam na escola e igualmente dos acadêmicos em processo de formação.

Tendo em vista a carência de disciplinas no campo da formação de mediadores culturais bem como de agentes culturais que venham a desenvolver projetos educativos, de inclusão social e/ou de aprendizagem colaborativa no Curso de Artes Visuais – Licenciatura, percebe-se a necessidade de desenvolver projetos em que a experiência de intermediar, organizar, problematizar e implementar mostras de arte sejam vivenciadas durante os processos de formação inicial. Neste sentido, o Núcleo Educativo Cláudio Carriconde (NECCA) propõe estimular a participação acadêmica no desenvolvimento de ações educativas, culturais e de produção do conhecimento em arte a partir da interação com a comunidade local, em especial àquelas que encontram-se geograficamente às margens dos principais espaços destinados às práticas artísticas (exposições, oficinas, palestras, etc.).

INTEGRANTES: Milena Regina Duarte Corrêa, Denise Losekann, Jéssica Maria Freisleben, Luisa Kayser Henz, Rafael Lesses

Identidade Visual

Identidade Visual do Site